domingo, 29 de março de 2009

Nova Novela da TVI foge de Terras de Bouro para Arcos de Valdevez


O Município de Terras de Bouro esteve prestes a receber as gravações da nova produção da TVI, a novela "A Vida Inteira". Como o enredo desta novela passa precisamente por terras do Gerês, nada melhor que a escolha do nosso concelho para as suas gravações.


Mas, mais uma vez, e devido a uma estraordinária visão estratégica (neste caso a falta dela...)de quem orienta os destinos do concelho, a novela "fugiu" para o concelho dos Arcos de Valdevez.

Acredito que a produção da novela tenha pedido bastante dinheiro para a rodagem da novela por cá, mas pergunto, não valeria a pena o investimento???

Porque o que se vê hoje em dia é, em vários orgãos de comunicação social, uma constante promoção do concelho dos Arcos, basta, aliás, ler as revistas côr de rosa...

Mas a maior promoção será, concerteza, quando a referida novela começar a passar nos nossos ecrãs.
E não deveriamos esquecer que, estas grandes produções, arrastam atrás de si muita gente, que poderia perfeitamente, atenuar a crise que se vive no turismo por esta altura.

Mais uma boa oportunidade para promover Terras de Bouro que se perdeu! Lamentavelmente....

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez a Câmara Municipal e também a Associação Comercial de Terras de Bouro mostraram as suas competências ao perderem uma oportunidade de promover o concelho de Terras de Bouro.
    Como já ouvi algures "eles não levaram aquilo a sério são um bando de amadores" isso mesmo AMADORES. Se a razão foi a falta de dinheiro, não custava nada fazer uma circular para todos os comerciantes solicitando ajuda, como se faz em qualquer festa da freguesia.
    A maior decepção é saber que toda a gente fala mal deles mas, quando chega a hora da verdade, continuam a votar neles.
    Isto não é ser burro? Ou haverá jogadas por detrás disso que eu desconheça!

    PS: Se isso não corresponde a verdade explicam como foi.

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com este post, penso que a CMTB deve agradecer à dos Arcos o investimento feito no Gerês e nas suas paisagens. Alguém tem dúvidas que os espectadores se vão deslocar ao Gerês, já vi a novela e duvido que algum espectador não associe as imagens ao Gerês. Por isso temos que felicitar a CMTB pela visão estratégica que teve ao não investir um cêntimo em novelas. O dinheiro dos contribuintes deve ser gasto no bem público e não em publicidade só para alguns. A promoção do concelho não se faz com investimentos em novelas, deve ser feita de forma direccionada para determinados públicos alvo. Para atrair mais turistas ao Gerês apenas é necessário que os nossos promotores turistícos invistam parte dos lucros que tem em markting e em publicidade dos sues produtos e iniciativas.Estas iniciativas simplesmente não existem, apenas se preocupam em engordar a conta bancária. Portante acho que a CMTB não deve aplicar e seu magro orçamento no bem social e comunitário.

    ResponderEliminar
  4. Agradecer à Autarquia dos Arcos o investimento???

    O Sr. Anónimo conhece o concelho dos Arcos de Valdevez?
    Não deve conhecer...
    Mas, em todo o caso, concordo consigo num aspecto! O nome Gerês, por mais incompetentes que sejam todos aqueles que, através de medidas avulsas, não o conseguem promover, permanecerá como uma referência nacional e internacional...
    Mas, já reparou que se fala em questões distintas? O Parque Nacional estende-se por 5 municípios...e cada qual tem a sua própria realidade! Eu falo do concelho que me viu nascer...e que, mais uma vez, se atrasou irremediavelmente em relação a um concelho limitrofe...
    Já agora, sugiro que questione algum munícipe dos Arcos de Valdevez se lamenta o investimento feito pela sua autarquia na promoção da sua terra e das suas gentes???
    Eles é que nos vão estar eternamente gratos por lhes proporcionamos uma promoção de dezenas de horas em horário nobre na tv.
    Já agora, e se estiver interessado, leia os jornais JN e Correio da Manhã de hoje! Mais de 2 milhões de espectadores estiveram colados á tv na estreia da novela...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Acho muito bem que a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez nos dê os parabéns por deixar fugir as gravações para os Arcos. Ao menos os Arcos aproveitaram logo a oportunidade perdida pela CMTB e ACTB e garanto-vos que eles irão recuperar o investimento, isso eu prometo.
    Agora felicitar a CMTB pela visão estratégica que teve ao não investir um cêntimo em novelas" hahahahaha deve ser piada hahahahaha.

    Eu passo a indicar umas dicas como se faz uma promoção de um concelho:

    1-Fazer um livro para divulgação do concelho mas apenas editar 2000 unidades para entregar aos comerciantes locais que por sua vez irão oferecer aos clientes.

    2 Encomendar autocolantes para colocar nos Taxi´s e BUS (Autocarro) do concelho a promoverem o turismo local.

    Meus senhores isso tudo está errado "SIM ERRADO".
    Fica aqui uma sugestão de como fazer divulgação do concelho: A tiragem deveria ser maior para ser distribuída a nível nacional.
    O custo de impressão poderia ser negociado caso solicitassem orçamentos a outras gráficas que são vocacionadas só para esse efeito e não apenas à Gráfica de Vila Verdense. Quanto à distribuição também poderiam recorrer à ajuda de profissionais, como por exemplo, à VASP.

    Todas estas iniciativas tem custos inerentes mas acredito que conseguiriam ser suportadas pela publicidade paga pelo comerciantes.
    Os autoclantes deveriam ser colocados nos taxis e Autocarros em todos os pontos do país exemplo Porto, Lisboa e Faro excepto no concelho de Terras de Bouro .
    "Todos os habitantes locais certamente conhecem o concelho . . . . "

    ResponderEliminar
  6. Reafirmo a minha opinião.
    Devem ser os operadores turisticos a promover os seus produtos e não a CMTB, a marca gerês está mais que divulgada. O que tem os operadores para oferecer aos sus clinetes..... NADA. Apenas tem clientes porque existem as Termas,o PNPG e a paisagem.
    Se procuram desenvolver o concelho não é a investir em novelas em ano de eleições, a CMTB deverá promover e investir nos produtos locais, criar infraestruturas que sirvam de apoio aos visitantes, desenvolver acções localizadas e muito dirigidas para procurar diversificar o tipo de visitante. Para isso deve inventir nos recursos do concelho e nos seus habitantes promovendo a educação, a saúde, o bem estar social e não investindo em campanha populistas e imediactas sem qualquer impacto no futuro.
    De facto não se pode comparar os recursos que dispoem a CMAV com os da CMTB, faze-lo é um absurdo.
    Acho que a TVI devia pagar para utilizar a marca Gerês e não o contrário.
    Vejam o que acontece no Algarve, não são as CM a fazer acções de publicidade e markting, são sim os operadores turisticos e a região de turismo, as CM apenas procuram manter os seus concehlos bem infraestruturados,ordenados e promovem os seus produtos locais de modo a que os turistas se sintam num ambiente de elevada qualidade.Tudo o resto é ou com o poder central ou com os empresários.
    Cumprimentos
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo

    Embora continue a insistir na minha perspectiva acerca desta questão, devo referir que, e dada a sua disponibilidade para comentar a minha postagem,o que realmente tem faltado no desenvolvimento do nosso concelho (presumo que também seja terrabourense) é, entre outras coisas, a ausência de massa critica que traga novas perspectivas e novas ideias...daí o meu agradecimento aos seus comentários (embora sendo divergentes, não deixam de engrandecer a discussão no meu modesto blog...)aliás, agradeço ainda a elevação com que os tem feito/escrito.
    Posto isto, e porque quando criei este Blog fi-lo na expectativa de contribuir, através da minha visão e da visão dos que, por ventura, fossem passando pelo mesmo (blog), com um olhar "diferente" do rumo que, nos últimos anos, tem sido apanágio em Terras de Bouro.
    Nessa medida, continuo convicto de que (e voltando à novela), foi um erro crasso o desinteresse com que se resolveu deixar fugir a novela para o concelhos dos Arcos.
    Neste seu último comentário afirma, entre outras coisas que, não devemos gastar dinheiro público nestas coisas (novela), por outro lado, devemos investir em saúde, educação, bem estar social, infra-estruturas...concordo inteiramente consigo!

    Mas entendo que, em Terras de Bouro, é fundamental apostar também no turismo. Só para alguns? Claro que não...apostar sempre naquilo que contribua para uma melhor qualidade de vida da população.
    Neste meu Blog já me referi ao lugar que Terras de Bouro ocupa no ranking de qualidade de vida dos concelhos portugueses (antepenúltimo), ao poder de compra, ao emprego, à perda constante de população, à falta de infra-estruturas básicas (que, pelos visto, começam agora a ser construídas) que ainda não existem, etc...(entre muitas outras carências).
    Ninguém conseguirá denegrir o nome ou a marca Gerês, mas temos de apostar, cada vez mais, na sua promoção! E a autarquia tem aqui um papel fundamental!
    Se os operadores turísticos não fizerem nada a autarquia vai de reboque? Não são os comerciantes que se têm de preocupar com as questões que em cima enumerei...
    Aliás, essa ideia de que a TVI é que devia pagar?! Bem, na Madeira, nos Açores, em Vila Flor e agora nos Arcos (locais onde a TVI já produziu novelas), concerteza não andam a dormir!!!
    E por falar no Algarve, lembro-me que, o mundial de motonaútica, à uns anos atrás, também era promovido no concelho de Terras de Bouro (Marina de Rio Caldo), sendo nessa altura a autarquia favorável ao pagamento desta prova no concelho! Lembra-se para onde fugiu? Portimão...quem pagou? a Autarquia de Portimão.
    Valia a pena na altura investir numa prova daqueles que nem em Braga era publicitada? Pelos vistos valia, e agora não valia a pena ter dezenas de horas de publicidade em horário nobre na tv mais vista do país? não...o paradigma mudou radicalmente!!!

    Bem, mas como fala em eleições, realmente, em ano de eleições, todo o dinheiro é pouco para se investir...pena que não seja para desenvolver o concelho!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo, se as filmagens não se realizassem no Gerês, ainda poderia concordar com a critica à CMTB, a novela não fugiu para os Arcos. O Concelho de TB não tem casas senhoriais, não tem a dimensão da Vila dos Arcos, TB é uma Vila jovem sem centro histórico, e por último não tem os recursos financeiros da CMA.
    Existem duas empresas em TB que vão lucrar com a novela (Hotel Termas e águas do fastio), penso que outras deviam seguir o exemplo e investir.
    Devemos promover o Gerês, mas muito mais importante é promover o que faz com que o Gerês seja diferente, a ruralidade, os produtos locais, a qualidae ambiental, etc.
    Quanto à divulgação do Concelho, penso que ela deve ser feita promovendo eventos, feiras, rotas turisticas, trilhos pedestres e em articulação com outras entidades especializades em promoção turistica, só de forma intergrada se pode ter sucesso.
    Eventos que mostrem o que faz com que TB seja diferente dos outros locais e com continuidade no tempo é que poderão trazer mais valias no futuro e dividendos para o Concelho.
    Já ninguem se lembra de Vila Flor, nem sequer do nome da novela, se a ideia é atrair turistas ocasionais está correcto, se pelo contrário se pretende ter turistas de qualidade e fideliza-los existem outros caminhos, é só por isso que eu concordo com a posição da CMTB relativamente à novela, o que não significa que concorde com a estratégia seguida para a promoção do concelho.A CMTB por vezes organiza eventos de qualidade falha é na forma como os comunica e divulga, e isto deve ser feito por profissionais.
    Muito há a fazer, criticar sem apresentar alternativa é muito fácil.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Oarece que há muita gente que desconhece que o Parque Nacional Peneda-Gerês, não é só o Gerês, cada vez que se fala nem que seja no Soajo, Arcos, Peneda ou Melgaço é tudo Gerês.

    ResponderEliminar