terça-feira, 30 de setembro de 2008

Limpeza dos Carris 2008 - CFCVV


Demorei dias a ponderar o que escrever acerca da ida aos Carris no dia 20 de Setembro para limpar aquele local...isto porque, e depois de ler e re-ler a carta que o sr. Director do PNPG enviou (tardiamente), tive mesmo de deixar passar uns dias para escrever sem ser mal educado!!!
No entanto, e num post futuro, não deixarei de escrever a minha visão sobre o que, infelizmente, acontece actualmente no PNPG.
Por agora, deixo apenas algumas imagens da nobre atitude que, duas dezenas de pessoas, resolveram levar a efeito no dia 20 de Setembro de 2008.

Mais...
A serra para mim, não significa apenas um local que sei que devo preservar, significa antes de mais, um marco no meu crescimento, parte integrante da minha cultura, e como tal, fui aprendendo, à minha custa (e sublinho o "à minha custa"), ao longo de 29 anos a olhá-la e sobretudo a senti-la com um grande sentido de pertença e com muito, muito respeito...e ninguém vai alterar isso!!!
Aliás, não aceito, nem nunca aceitarei que, venha alguém de Lisboa(ou qualquer outro local) dizer que não posso visitar e limpar a minha "casa"...


Já agora, deixo aqui a informação de que, brevemente, e sempre que for necessário, voltarei a participar num iniciativa identica, seja para limpar os Carris, seja para limpar outro qualquer local dentro do PNPG. E que enquanto Presidente do CFCVV não deixarei de organizar e incentivar estas iniciativas.


Um grande bem-haja a todos aqueles que dia 20 de setembro estiveram lá em cima, e vieram carregados para baixo com o lixo dos energumenos que se dizem amantes da natureza, mas que, sempre que lá vão acima, se comportam como verdadeiros marginais (isto para evitar mais uma vez ser mal educado! e chamar-lhes outra coisa...).

3 comentários:

  1. Filipe,

    Nao nasci, nem cresci no Gerês, mas sinto como se tivesse em casa pore isso entendo te muito bem...
    Nada nem ninguem me impedirà de todas as semanas ir para o meu cantinho.
    E como qq boa Dona de Casa de todas as vezes que for preciso limpar, EU estarei la...

    Adorei conhecer vos...
    Abraço Montanheiro

    ResponderEliminar
  2. Dado que não consegui obter a informação de outra forma, é verdade que as Minas de Carris, Pico da Nevosa e zonas limítrofes são parte de uma recém-criada reserva integral?

    Na minha opinião usa-se e abusa-se da figura legal de reserva integral. Pergunto-me porque razão esta zona há-de constituir uma quando a sua situação remota limita à partida grande parte de eventuais "estragos".

    ResponderEliminar
  3. Ola Filipe td bem :D

    Apos ter lido esta tua ultima intervenção no blogue começo por vos parabenizar por mais esta iniciativa, que me fez recuar no tempo e recordar com agrado a minha infância em vilar da veiga.

    Não posso deixar de tecer alguns comentarios acerca do que escreveste. Realmente é preciso respirar fundo e tentar "acalmar os animos" (digo tentar pois nao é facil) tendo em conta o que actualmente se passa em volta do PNPG!

    Acho vergonhoso e lamentavel a politica que o PNPG e seu Exmo Sr. Director procura implementar no geres e vilar da veiga, nomeadamente a tentativa de impor certo tipo de "restrições" e "abolições" sem logica nenhuma que a meu ver apenas têm o intuito de servir os proprios interesses do parque, negligenciando as nossas proprias tradições e culturas.

    É o que da a chamada "centralização" dos serviços... em Lisboa o que faz com que os maiorais que andam de "fatinho" nos seus carros de alta cilindrada... não conhecam as realidades e tentem usurpar o que de melhor tem a nossa terra com as suas leis magnificas! lamentavel no minimo...

    Sobre a carta-resposta que recebeste do director do parque, não conheco o seu conteudo mas posso imaginar pois deve ter sido do genero da resposta que eu recebi do Presidente do ICN acerca de um outro assunto... sem comentarios!!

    Sobre isto haveria muito mais a dizer... um dia que te encontre :)

    Continua o bom trabalho Filipe na preservação do que é NOSSO, que ninguem nos ha-de tirar!

    Abraço

    ResponderEliminar