sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Acesso à mata de Albergaria pago

Nem todas as medidas que o Parque Nacional da Peneda Gerês toma são más... e obrigar os automobilista não residentes/naturais a pagar (1.50€)para terem acesso à mata de Albergaria (de Junho a Setembro)deixa-me muito feliz e a pensar...FINALMENTE!
Só vejo boas consequencias: primeiro, quem poluir vai pagar; segundo, se paga deixa receitas no PNPG que bem precisa delas; terceiro, quem não quiser pagar, que vá a pé, também faz muito bem à saúde (pessoal e ambiental).
Só me pergunto porque raio é que estas medidas são tomadas tão tardiamente!!!
Para mais informações consultar a portaria n.º 31/2007 (Diário da Républica).

Por falar em PNPG

À uns tempos atrás fiquei satisfeitissimo quando, com toda a pompa e circunstância, um famoso governante veio inaugurar o Centro de Educação Ambiental no vidoeiro (GerÊs). Pensava eu que, finalmente e ao fim de 30 e tal anos, os responsáveis do PNPG iriam começar a sensibilizar a população natural e residente para as verdadeiras causa do valiosissimo património ambiental no qual residem...estava novamente mnuito enganado!
O que é que realmente se fez entretanto? NADA...para não variar muito! O pior é que não existem (nunca) responsáveis.
Também não admira, Braga não fica assim tão perto...
Depois vêm dizer que, em mais de três décadas, não conseguem fixar população nem sensibiliza-las para serem parte activa na conservação do PNPG.
Como costumo comentar com um amigo....a única coisa que tem crescido são as associações de caçadores, só na àrea do PNPG existem (tanto quanto sei)17, sim 17!